Fortaleza de Minas - MG

Em meados do século XVII, Fortaleza de Minas teve sua origem ligada ao desbravamento da região por bandeirantes mineiros e paulistas à procura de ouro. Remonta ao início do século XVII, época em que os negros fugitivos do cativeiro nas lavras e fazendas de café agrupavam-se em quilombos, para conseguir sobreviver e resistir, armados, as expedições de captura dos capitães-do-mato. Conta a tradição oral que Fortaleza de Minas está exatamente onde existia um quilombo. Nele morreu um preto velho, que a crendice popular atribuía dons milagreiros sendo enterrado junto a um monte de areia com a afluência de romeiros á sepultura do preto velho, e a cruz foi substituída por um capela e ali surgiu o povoado de Santa Cruz das Areias. Deu-se inicio na Comuna em 1881 por Manuel Ferreira Queiroz, conhecido por Neca Lúcio. Ele doou uma parte do patrimônio e comprou outra com donativos que pedia pelas cidades vizinhas. Também doaram o patrimônio os senhores: ANTONIO CARDOSO DE BRITO E FERREIRA MUNIZ. O povoado iniciou na estrada da sede da fazenda, hoje denominada Rua Santa Cruz, onde foi construída a primeira casa a qual pertencia ao Sr. João de Melo. Muitos anos se passaram e em 04 de abril de 1891, pelo Decreto nº. 462, foi o arraial elevado a distrito, anexado ao município de Jacuí. Em 1903 recebeu o nome de Freguesia de Santa Cruz das Areias, devido o lugar existir uma cruz. Em 04 de abril de 1904 deu início na construção da Igreja Matriz, onde a padroeira era Nossa Senhora do Rosário. Em 1908 Santa Cruz das Areias possuía de 15 a 20 casas nas respectivas ruas em que hoje chamam-se: SANTA CRUZ, 1º DE MARÇO, TIRADENTES E LIBERDADE. Um dos primeiros melhoramentos que Santa Cruz das Areias teve foi uma escola, não existia documentos comprovando a data de sua instalação, após 1906 foi conhecida como Escola Pública de Instrução Distrital Mista, localizado onde funciona o prédio da Telemig, na época foi concedido pelo Vigário de Jacuí, que foi usado até 1933. Em 10 de novembro de 1923 foi instalado o correio, era levado para Jacuí pelo Estafeta JOÃO ALVES DE SOUZA, que ia à cavalo uma vez por semana, mais tarde foi transferido para Passos, à cavalo duas vezes por semana. O primeiro carro que nossa cidade possuiu pertencia ao Senhor Deodoro Alcântara de Queiroz. Em 1933 foi construído o Grupo Escolar Dr. Noraldino de Lima de 1ª a 4ª séries, a escola recebeu este nome em homenagem ao Secretário da Educação na época o DR. Noraldino de Lima, posteriormente hoje funciona de 1ª a 8ª séries e ensino Médio de 2º grau. Santa Cruz das Areias possuía apenas uma fase política e administrativa até sua emancipação com o nome de Fortaleza de Minas, no dia 01/03/1963 tomou posse como interventor o Sr. JOÃO QUEIROZ, por isso comemora-se o dia da cidade no dia 1º de março, dia da instalação do município. O nome dado ao novo município tem origem na Serra da Fortaleza, próxima à cidade, tendo sido acrescentado "DE MINAS" para diferenciá-la da Capital do Ceará. 

Localização 
O município de FORTALEZA DE MINAS localiza-se na região Sudoeste do Estado de Minas Gerais. Ocupa uma área de 252 quilômetros quadrados, a uma altitude de 667 metros, acima do nível do mar. Sua topografia, seguindo a regra de todo o Estado de Minas Gerais, é bastante acidentada. O Município de Fortaleza de Minas limita-se com as seguintes localidades: ao Norte, com Passos e, finalmente, à Oeste, com o Município de Pratápolis. Nosso município está localizado num planalto, o ponto mais alto fica na Serra Fortaleza, e é de 1225 metros. 

Aspectos físicos 
Clima: pode ser classificado como temperado e muito úmido; 
Topografia: ondulada e plana;
Hidrografia: São formadas pelos rios: São João, Ribeirão Fortaleza, Rio Santana e Córrego de São Marcos, além desses, outros menores cortam a área do município.
Solo: rico e fértil,
Agricultura: A produção de alimentos que mais destaca é o café, o milho, feijão e arroz. 
Pecuária: Destaca-se a criação de bovinos com produção leiteira. 
Indústria: Votorantin Metais, atua a mais de uma década em nosso município, é a principal fonte de empregos e renda de Fortaleza de Minas e região.
Turismo: Estância Hidromineral Fortaleza (Água Azul), onde as águas das piscinas naturais mantêm temperatura de 38°c. - Serra Fortaleza, onde os bandeirantes passaram e deixaram suas marcas. - varanda dos pilatos (Serra Fortaleza) - Cachoeira do VAl, onde o Rio Sâo João abre suas margens formando uma prainha, onde as pessoas nada, pescam e apreciam a beleza que o rio oferece.

População 
De acordo com o censo do IBGE/2007, a população do município é de 3.837 (três mil oitocentos e trinta e sete) habitantes. 

Políticos 
Antes de ser cidade Santa Cruz das Areias, era distrito de Jacuí, e por isso o Prefeito a Câmara de vereadores eram de Jacuí e administravam o distrito através de um vereador especial eleito pelo povo de Santa Cruz das Areias. Este vereador comparecia em Jacuí uma vez por mês quando havia reunião para resolver todos os problemas que havia em Santa Cruz das Areias. Somente em 16 de setembro de 1962, quando o governador do Estado de Minas Gerais assinou a Lei nº. 2.764, Santa Cruz das Areias foi emancipada com o nome de Fortaleza de Minas, e em 01.03.63 foi instalado o Município de Fortaleza de Minas. 

Prefeitos que nossa cidade já teve 
João Queiroz, intendente administrativo municipal de 01.03.63 à 07.09.63 
Francisco Domingues de Queiroz: primeiro prefeito eleito pelo povo de 08.09.63 a 30.01.67 e reeleito em 01.02.73 a 31.01.77 
Lázaro Marques Queiroz: de 31.01.67 a 31.12.70 
Antônio Francisco Neto: de 01.01.71 a 31.01.73 
Luiz do Prado: 01.02.77 a 31.01.83 
Jairo Queiroz: 01.02.83 a 31.12.88 
João Francisco da Silva: 01.01.89 a 31.12.96 
Jovani Neferson de Souza: 01.01.93 a 31.12.96 reeleito em 01.01.01 até ser cassado em 07/2004. 
Altair do Prado Silva: 01.01.97 a 31.12.00. 
Gabriel Lourenço de Queiroz: de 01/08/2004 a 31/12/04. 
Neli Leão do Prado: 01/01/2005 a 31-12-2016. 
Adenilson Queiroz : 01-01-2017 a Atual

Área urbana 
Fortaleza de Minas é constituída pelo centro da cidade e 2 bairros: Bairro Nossa Senhora da Aparecida e Bairro Bom Jesus. No centro da Cidade encontramos uma Igreja de Nossa Senhora do Rosário, com um jardim formando uma praça. Ao redor da praça ficam: casas comerciais, bares e lanchonentes, restaurantes, lojas, Escola Estadual, correio Salão e casa paroquial, farmácias, hospital municipal, PSF (programa saúde da família), prefeitura municipal, cartório de registros civil, posto de combustível, banco Bradesco, Salões de cabeleireiros, escritório de contabilidade, Igreja da Congregação, clube de esportes, consultório odontológico, delegacia de policia militar, açougues e supermercados, padarias, oficinas mecânicas, loja de materiais de construção, casas agropecuárias, sorveterias, lojas de telefonia, lojas de utensílios de casa e brinquedos entre outros. No bairro Nossa Senhora Aparecida fica o Estágio Tio Veio, e campo de futebol beira - rio, cemitério, velório, capela Nossa Senhora Aparecida, Igreja Assembléia de Deus, bares e lanchonetes, Lojas comerciais, oficinas mecânicas, mercearias e mini- mercados pequenos praças e jardins, COPASA, parque industrial no barracão da setal, casas populares doadas pelo município. No bairro Bom Jesus fica a Capela do Senhor Bom Jesus, mercearias, bares e lanchonetes, padarias, lojas, açougues, salão de beleza, E.M. Professora Alzira Álvares, Salão do Reino das Testemunhas de Jeová, alem de casas residências. 

Comércio
O comércio mais destacado é o ligado as atividades agropecuárias, contando ainda com diversos estabelecimentos de comércio varejista, entre lojas de roupas e tecidos, calçados, agropecuárias, ferragens, confecções, armarinhos, loja de móveis, aparelhos celulares, materiais de construção, armazéns, açougues, mercados, bares, lanchonetes, padaria, restaurantes, farmácias, oficinas mecânicas, etc. 

Religião
As religiões que prestam a população os fundamentais serviços de caráter assistencial, filantrópico, religiosos e espirituais: Católica Apostólica Romana, Assembléia de Deus, Congregação Cristã no Brasil, Salão do Reino das Testemunhas de Jeová, Fé e caridade, Casa Espírita, Deus e amor. 

Educação 
No município é ministrado o ensino de 1º e 2º graus. O estabelecimento da Zona Urbana se chama "Escola Estadual Dr. Noraldino de Lima" na qual funciona o ensino fundamental de 5º a 8º série o ensino médio completo de 1º grau ao 3º grau. De responsabilidade da Prefeitura Municipal de Fortaleza de Minas, temos o ensino do pré-escolar até a quarta série do ensino primário, na Escola Municipal Professora Alzira Álvares, além de escolas rurais. É também e oferecido pelo município bolsa de estudos na porcentagem de 30% até 100% nos curso técnicos e superiores dependendo do estudo social de cada caso. É também oferecido e custeado pelo município o transporte escolar na zona rural, zona urbana e para outros municípios onde é realizado os curso técnicos e superiores. Temos no município duas bibliotecas Comunitárias CLAUDIO MANUEL DA COSTA, funciona na E.E. Dr. Noraldino de Lima e MACHADO DE ASSIS, que funciona na sala da prefeitura municipal. 

Segurança 
Consta em nossa cidade uma equipe da Polícia Militar de Minas Gerais, com 6 PMS e 1 viatura, para prestar serviços necessários a comunidade. Delegacia Civil. Além da Defesa Civil considerada umas das mais eficientes do Estado. 

Esporte 
Os principais esportes praticados são: Futebol de Salão, Vôlei de quadra e de areia, Natação, Futebol amador, Pista de Skate e Pista de Motoqueiros. 

Saúde 
Policlínica Municipal, com atendimento emergencial e de urgência para toda população com uma equipe médica em diversas patologias, equipe de enfermeiras e auxiliares, bioquímico, recepcionistas, motoristas, vigias, farmácia popular, , transportes de saúde com ambulâncias e carros da saúde para locomoverem os pacientes que necessitarem serem atendidos em outras localidades. E o PSF (Programa de Saúde Familiar) que funciona com um médico - chefe clinico geral, um enfermeira padrão, e seis agentes de saúde, atende a toda população, dando maior assistência aos mais necessitados. Assim é a história de nossa querida e amada Fortaleza de Minas, que foi melhorando seus horizontes e hoje está progredindo através de esforços da população e da cultura de nosso povo.